Iniciada pouco antes das 15 horas, a eleição para escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) acaba de encerrar com vitória do procurador geral do Estado, Ivan Bonilha. Dos 16 candidatos, somente dois receberam votos, Bonilha e o deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT). O primeiro colocado ficou com 34 votos e o segundo com 18, havendo também um voto em branco e um nulo.

continua após a publicidade

A eleição começou com a desistência de um dos candidatos ao cargo, o deputado estadual Nelson Garcia (PMDB). Com isso, o número de candidatos diminuiu de 17 para 16. A intenção de Garcia era de que somente um deputado concorresse, deixando a disputa ainda mais acirrada. Mesmo assim, a vitória aconteceu conforme a previsão da bancada governista na Assembleia, que já tinha declarado sua preferência por Bonilha.

Esta não é a primeira vez que Nelson Garcia desiste de uma candidatura de última hora. No início do ano, o deputado cogitou lançar sua candidatura à presidência da Assembleia contra o atual ocupante do cargo, Valdir Rossoni (PSDB). No entanto, após semanas de incerteza, decidiu desistir do cargo.

Independente do vencedor desta eleição, a disputa pode não ter servido de nada, já que, para assumir a função, o novo conselheiro ainda depende de uma decisão judicial, que tiraria Maurício Requião de uma vez do cargo. Mauricio Requião foi eleito em 2008 para o cargo de conselheiro do TCE, mas sua nomeação foi suspensa por uma ordem judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009. A vaga em disputa hoje seria para ocupar o lugar dele.

continua após a publicidade

Leia mais

Ivan Bonilha tem trinta dias para tomar posse no Tribunal de Contas

continua após a publicidade

PMDB ajuda na eleição de Bonilha para o tribunal

Nelson Garcia desiste da eleição para o TCE em cima da hora

Romanelli volta para Assembleia por causa da eleição para o TCE