ELEIÇÕES

Bolsonaro lidera pesquisa para presidente em cenário sem Lula

Sem o ex-presidente Lula (PT) na disputa, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) seria o favorito para presidente do Brasil caso a eleição fosse hoje. Esse é o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (31).

Em cenário estimulado no qual o nome do ex-presidente Lula fica de fora, Bolsonaro teve 17,2% das intenções de voto. Marina Silva (Rede) vem em segundo, com 14,9%, seguida pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com 13,6%; o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (sem partido), 8,7%; o ex-ministro e governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), 6,7%; o técnico de vôlei Bernardinho (Novo), 3,7%; o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), 3,1%. Luciana Genro (PSOL) e o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) empatam com 1,8% das intenções de voto. Nulos são 21,9% do total, indecisos 6,4%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, Bolsonaro, Marina e Doria estão empatados tecnicamente em primeiro lugar.

Lula é alvo de seis processos judiciais e, caso seja condenado em segunda instância até o segundo semestre de 2018, corre o risco de se tornar inelegível. Bolsonaro também responde a ação por crime de estupro e injúria no STF.

Quando os eleitores ouvidos para a pesquisa receberam uma lista de nomes na qual consta Lula, o ex-presidente lidera, seguido por Bolsonaro. Lula ficou com 25,8% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (16,1%), João Dória (12,1%), Marina Silva (11,1%), Joaquim Barbosa (8,1%), Ciro Gomes (4,3%), Ronaldo Caiado (1,6%) e Luciana Genro (1,5%). 14,6% votariam nulo ou branco, e 4,8% estão indecisos.

O apresentador de TV Luciano Huck e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aparecem quinto e sexto lugar das intenções de voto em cenário que apresenta Lula, ficando longe do topo das intenções.

Apesar de ainda ter muitas intenções de voto, Lula também tem a maior rejeição. Quando a pergunta é “em quem não votaria de jeito nenhum”, Lula fica com 46,5%. Bolsonaro tem menor rejeição, com 26,1%.

Aprovação de Temer

A pesquisa também avaliou que a a desaprovação ao presidente Michel Temer chega a 84%, contra 12,2% de aprovação à sua gestão.

A pesquisa ouviu 2.022 eleitores com 16 anos ou mais, nos 26 Estados e Distrito Federal em 164 municípios entre os dias 25 e 29 de maio de 2017. A confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou menos em todos os cenários.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna