Beto se reúne com Cassio para discutir transição

De volta a Curitiba após cinco dias de descanso no litoral baiano, o prefeito eleito Beto Richa (PSDB) dá início hoje a uma intensa agenda de reuniões que começa com o vice-prefeito eleito Luciano Ducci (PSB) e a equipe de transição constituída por cinco técnicos que contribuíram na elaboração do plano de governo da chapa vencedora. O encontro vai servir para discutir os próximos passos do grupo e se inteirar dos trabalhos realizados na última semana.

Ainda pela manhã, Richa e Ducci devem se reunir com o prefeito Cassio Taniguchi (PFL) em seu gabinete. Será a primeira conversa oficial entre o atual e o prefeito eleito após a votação do segundo turno. Na pauta, temas polêmicos, como a revisão dos prazos para o pagamento antecipado do IPTU e a licitação para a coleta e operação do lixo, com a ampliação do aterro sanitário. O processo já está em andamento, mas o sucessor de Cassio entende que a definição deve ser deixada para o ano que vem, uma vez que o contrato vai atravessar toda a próxima gestão.

Até ontem à tarde a Prefeitura não havia formalizado a indicação dos membros de sua equipe de transição. Espera-se que isso ocorra após a reunião prevista para as 11h. Também está na agenda de Richa uma reunião com o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), e com os vereadores para analisar a readequação das verbas do orçamento para o ano que vem.

Diálogo

O chefe da Casa Civil, Caíto Quintana (PMDB), afirmou ontem que o governo do Estado terá um diálogo respeitoso com o prefeito eleito de Curitiba porque deseja o bem estar da população. “Teremos uma boa relação administrativa”, previu, adiantando que o Palácio Iguaçu vai promover um encontro do governador Roberto Requião (PMDB) com todos os prefeitos eleitos do Estado, inclusive com o da capital, para discutir os problemas das cidades paranaenses.

Na coletiva que concedeu na semana passada, Richa fez questão de acentuar que, apesar das divergências político-partidárias, tem um relacionamento respeitoso com o governador. (Sandra Cantarin Pacheco)

Tucano volta a assumir PSDB

Durante os próximos dois meses, o prefeito eleito Beto Richa irá se dividir entre os preparativos para a posse, que incluem as responsabilidades da transição, e as ações de seu partido no Paraná. Hoje, ele reassume oficialmente a condição de presidente estadual do PSDB, cargo do qual havia se afastado para mergulhar de corpo e alma na campanha eleitoral em Curitiba. Nesse período, coube ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão, que é vice-presidente da comissão executiva tucana, comandar o diretório regional.

Brandão está ansioso para devolver o posto ao titular, e observa que até a posse na prefeitura Beto terá praticamente dois meses para conduzir as ações partidárias num período que deve gerar grande movimentação. O PSDB contabiliza importantes vitórias na eleição e vive a expectativa de adesões que devem reforçá-lo substancialmente na capital, por exemplo, como é o caso do deputado federal Gustavo Fruet (sem partido) e do vereador campeão de votos, Ney Leprevost (PP).

Uma das primeiras iniciativas de Beto Richa deve ser o chamamento de todas as lideranças do partido para o estabelecimento das metas para o ano que vem. Elas terão em mãos o panorama da situação política nas suas regiões. Este cenário será analisado entre a cúpula tucana, seus deputados federais e estaduais, para a definição da postura que o partido adotará em 2006. (SCP)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo