O prefeito eleito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), pode anunciar até o final da semana o seu secretariado. A afirmação foi feita pelo tucano ontem de manhã, após a reunião do diretório estadual do PSDB. Segundo Beto, ou ele revela os nomes ainda esta semana ou, no máximo, no início da próxima. Ele fica em Curitiba até o dia 16, data da missa de um ano da morte de seu pai, o ex-governador José Richa. No dia seguinte, viaja para uma temporada de descanso com a família.
Ele adiantou que será "austero e rigoroso" na cobrança de um bom trabalho da equipe, escolhida a dedo entre profissionais tecnicamente qualificados para garantir aos curitibanos uma boa administração, conforme suas promessas de campanha. Depois do encontro partidário, Beto almoçou com o prefeito eleito de Florianópolis, Dário Berger (PSDB).
Fortalecimento
A primeira reunião do diretório tucano após as eleições de outubro serviu para uma avaliação de seu desempenho eleitoral e para definir algumas metas a serem atingidas. A tendência é manter a aliança que vigorou em Curitiba, com o PSB, PDT e PP, para a disputa ao governo do Estado. E reforçar a organização partidária no interior, inclusive revendo a composição dos diretórios naqueles municípios onde a sigla não conseguiu eleger sequer vereador.
Segundo o líder tucano na Assembléia Legislativa, deputado Ademar Traiano, Richa não chegou a falar sobre sua permanência à frente do diretório estadual: "Como ele marcou a próxima reunião para a segunda quinzena de fevereiro, creio que ele fica no comando pelo menos até lá, enquanto avalia se é ou não possível harmonizar as atividades da Prefeitura com as do partido. O estatuto não o obriga a se afastar da presidência".
Sobre a existência de pelo menos dois candidatos no partido à vaga de senador que estará em disputa em 2006,"o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão, e o senador Álvaro Dias, Traiano disse que são nomes muito fortes e que qualquer decisão a esse respeito só se dará mais tarde, "no momento oportuno. Agora é hora de tratar do fortalecimento do PSDB em todo o Paraná, trabalhando os bons resultados obtidos na última eleição".