O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), reúne-se hoje, em Washington, nos Estados Unidos, com o diretor de infra-estrutura e meio ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Roberto Vellutini, para negociar um empréstimo de R$ 175 milhões do banco para obras de infra-estrutura na capital paranaense.
O pacote de obras, chamado BID 3, compõe o Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba e tem três componentes: habitação, desenvolvimento social e transporte e mobilidade urbana. O município dará contrapatida de 50% do valor contratado. Entre as obras previstas para serem contempladas com o financiamento estão a urbanização de sete áreas, com a construção de casas para reassentamento de famílias que vivem em situação de risco; construção do binário da rua Chile e de novas ciclovias; e a implantação de três centros Vida Ativa, com ampla infra-estrutura para esporte e lazer, incluindo piscinas públicas.
A reunião em Washington é a última etapa da viagem internacional de Beto Richa, que participou, na última semana, do International Mayor?s Forum on Sustainable Urban Development (Fórum Internacional de Prefeitos sobre o Desenvolvimento Urbano Sustentável), em Tianjin, na China. Richa foi um dos palestrantes do fórum, organizado pelo Ministério da Construção da China, pela Prefeitura de Tianjin, pela Associação de Prefeitos da China, pela União Européia e pelo World Wildlife Fund (WWF).