O governador Beto Richa (PSDB) foi reeleito em primeiro turno com 3.301.322 votos (55,67%). A votação deste pleito foi maior do que em 2010, quando ele recebeu 3.039.774 votos (52,44% dos válidos). Mas mesmo comemorando sua vitória, Richa deixou claro que a disputa ainda não acabou, já que está empenhado na eleição de Aécio Neves como presidente.

continua após a publicidade

Richa alega que, com uma eventual vitória do candidato tucano à presidência, será possível fazer um mandato melhor, especialmente no que diz respeito ao repasse de verbas para o estado. Ao avaliar sua primeira gestão, ele citou este impasse que envolve seus adversários na disputa pelo governo do estado, os senadores Roberto Requião e Gleisi Hoffmann.

“Trabalhamos com muita dedicação, conseguimos grandes avanços, apesar de ter que dedicar parte deste trabalho pra colocar a casa em ordem, sanear as finanças do Paraná e gastamos parte da nossa energia pra liberação de recursos federais. Ficamos dois anos lutando por isso”. Mesmo assim, ele garantiu respeito aos derrotados. “O momento de campanha passou”, minimizou.

Ainda sem adiantar novos projetos, Richa não descartou mudanças em sua equipe. De acordo com ele, as alterações devem ser pequenas, já que ele se diz “satisfeito com os números que o Paraná apresenta”. “Na busca dessa sintonia fina talvez poderemos promover uma mudança em uma ou outra secretaria. Também quero reduzir a estrutura do governo”.

continua após a publicidade

Ajuda

Para a vice-governadora Cida Borghetti (PROS), a reeleição de Richa é fruto do “reconhecimento” pela sua administração. Ela, que destaca as bandeiras da saúde da família e a modernidade, não revelou se irá assumir alguma secretaria. “Fui eleita vice-governadora do estado do Paraná e quero ser a grande parceira do governador Beto Richa. Estarei ajudando em todas as áreas”, disse.

continua após a publicidade

Sobre uma eventual renúncia do governador para a disputa ao Senado em 2018, ela destacou sua experiência política caso seja preciso assumir o governo. “O futuro a Deus pertence. Tenho experiência como deputada estadual por oito anos, deputada federal e sou a primeira e única mulher a assumir a chefia do escritório do governo do Paraná. São experiências positivas que podem colaborar”.

Lineu Filho