Durou mais de três horas a primeira reunião do prefeito eleito Beto Richa (PSDB) com seu futuro secretariado, ontem de manhã, no hotel Mabu-CIC. O evento serviu, principalmente, para um entrosamento da equipe e para traçar prioridades para o ano que vem. Richa voltou a destacar a importância de uma ação coordenada e harmoniosa visando a realização do plano de governo e dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.
Deu ênfase à austeridade e transparência, à retomada das audiências públicas e a presença constante nos bairros, de forma a aproximar mais a Prefeitura da população. Estavam presentes, além do vice-prefeito Luciano Ducci, todos os 25 componentes do primeiro escalão, que receberam pastas contendo informações e subsídios recolhidos pelo grupo de transição e ao longo da campanha, pela equipe incumbida da elaboração do plano de governo. Também receberam informações sobre estrutura e orçamento previsto para cada pasta.
Em seu discurso, Beto voltou a dizer que anuncia depois da posse o plano de ação para os primeiros 180 dias de sua gestão. A partir daí, os secretários terão 30 dias para uma avaliação mais profunda do material com que deverão trabalhar. Estão previstos seminários com o primeiro e o segundo escalões para os primeiros dias da nova administração, sempre tendo em vista uniformizar a ação e o discurso. O prefeito eleito confirmou que uma de suas primeiras medidas será assinar o decreto prorrogando o prazo para o pagamento do IPTU e pediu aos auxiliares o máximo respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, além de união.
O vice-prefeito Luciano Ducci apresentou os documentos organizados até agora aos companheiros de equipe, ponderando que a partir do ano que vem todos os contratos da Prefeitura devem passar por uma análise profunda e pelas correções que se fizerem necessárias.
Hoje, Beto Richa embarca para uma viagem de descanso com a família e só deve retornar após o Natal. Nesse período, o futuro secretariado deverá ter novas reuniões para examinar cada pasta separadamente com o vice-prefeito, o chefe de Gabinete, Ezequias Moreira, o secretário de Governo, Ricardo MacDonald, e o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública – Imap – Carlos Homero Giacomini.