Beto Richa cancela aposentadorias de ex-governadores

O governador Beto Richa assinou na manhã desta segunda-feira (21) o documento que cancela as aposentadorias de ex-governadores concedidas após a Constituição Federal de 1988. Richa seguiu a determinação da Procuradoria Geral do Estado. A suspensão já está valendo e atinge os ex-governadores Mário Pereira, Jaime Lerner, Roberto Requião e Orlando Pessuti. Cada um deles recebia R$ 24.117,62 por mês.

“Tudo foi baseado num parecer técnico da nossa procuradoria, entendendo que as aposentadorias depois 1988 estão em desacordo com o que preconiza a Constituição Federal. Portanto, entendemos que estão irregulares”, comentou Beto Richa.

De acordo com o governador, a suspensão não foi motivada por economia aos cofres públicos, e sim pelo fato das aposentadorias não seguirem a legislação vigente. “Cada um ganhava R$ 24 mil e dentro do orçamento do Estado, fazendo esta análise de números, até não significa muito. Mas o problema é o cumprimento da lei. Sempre defendi a legalidade, sempre defendi a austeridade na aplicação dos recursos e, por ser identificado em um parecer técnico, se achou por bem cancelar”, afirmou Richa.

O governador disse não será necessária a devolução dos valores já recbeidos como aposentadoria pelos ex-governadores afetados pelo cancelamento. “Aqueles que receberam, presumo que tenham recebido de boa fé”, analisou. Richa ressaltou que a avaliação sobre as condições das aposentadorias não levou em consideração particularidades de cada beneficiário ou questões políticas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna