O prefeito Beto Richa (PSDB) reuniu-se ontem, em Brasília, com o ministro do Planejamento Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. Na reunião, foram discutidos o projeto do metrô e os financiamentos internacionais para obras em Curitiba, que estão em avaliação no ministério.

continua após a publicidade

“Foi uma reunião bastante positiva. Apresentamos ao ministro Paulo Bernardo detalhes das obras programadas com os recursos que serão contratados”, disse Beto.

Paulo Bernardo designou o secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério, Afonso Oliveira de Almeida, como interlocutor para atender Curitiba nas questões relacionadas ao metrô.

“Nesta quinta-feira, já teremos o resultado da concorrência para o projeto básico, cujos trabalhos poderão ter início em março. Então é importante termos este acesso direto ao ministério, pois o metrô curitibano dependerá de verbas do governo federal”, afirmou.

continua após a publicidade

“Vamos trabalhar juntos”, disse o ministro, que também informou ao prefeito que a eventual confirmação de Curitiba como uma das subsedes da Copa 2014 pode acelerar a liberação de recursos, pois o governo federal terá um programa especial para investimentos nas cidades que receberem a competição mundial.

Outra notícia importante dada por Paulo Bernardo é sobre a possibilidade de Curitiba receber mais recursos da União para projetos habitacionais. O ministro disse que, como os projetos atuais em execução na cidade estão adiantados, Curitiba pode se credenciar para receber mais recursos.

continua após a publicidade

“O município se compromete a fazer as contrapartidas necessárias para receber estes novos recursos, pois habitação é uma prioridade na administração”, garantiu Beto. Houve o entendimento de que a cidade pode receber recursos para construção de mais 4 mil unidades habitacionais.

Antes da reunião com Paulo Bernardo, Beto Richa esteve na Câmara dos Deputados e no Senado. Na Câmara, cumprimentou Michel Temer (PMDB-SP), pela eleição para a presidência da Casa e pediu apoio na aprovação de emendas parlamentares da bancada paranaense.

No Senado, Beto foi saudado no plenário pelos senadores Arthur Virgílio (AM), Tasso Jereissati (CE), Alvaro Dias (PR) e Marconi Perillo, todos tucanos. De Brasília, Beto seguiu para Goiânia, onde participa, hoje, de encontro de prefeitos promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção de Goiás (Sinduscon-GO) e Associação Goiana dos Municípios (AGM).

Richa fará palestra sobre gestão urbana para os prefeitos dos 246 municípios do Estado de Goiás e também terá um encontro com o prefeito de Goiânia, Íris Rezende.