O governador Beto Richa (PSDB) assumiu a proposta da bancada ruralista na Assembleia Legislativa e da Sociedade Rural do Paraná ao se comprometer, nesta sexta-feira, a apoiar a formulação de um código florestal paranaense.  “Assumo o compromisso, caso não haja uma definição da Câmara de Deputados, de discutirmos a execução de uma legislação florestal própria dentro de quadro amplo e democrático com ambientalistas e agricultores”, afirmou o governador, em Londrina, durante o anúncio da criação do Programa Estadual de Águas e Saneamento Rural (Proesas).

continua após a publicidade

De acordo com o governador, os produtores rurais paranaenses não podem mais esperar por uma definição da Câmara dos Deputados.  A proposta de apresentação de uma lei estadual foi defendida no início da semana pelo deputado estadual Pedro Lupion (DEM), presidente do bloco agropecuário da Assembleia Legislativa.

“Se o Congresso não votar, nós, Assembleia Legislativa e produtores, vamos criar o nosso Código Florestal do Paraná, exatamente o que Santa Catarina fez. Eles têm problemas judiciais? Têm. Enfrentam problemas na Justiça, sim. Mas os produtores de Santa Catarina estão dormindo tranquilos”, disse Lupion, na sessão de anteontem.

continua após a publicidade