O candidato do PSDB ao governo, o vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa, apresentou no programa Eleições 2002, promovido pelo Centro Brasileiro de Educação a Distância, suas principais propostas para fortalecer a educação à distância no Paraná. Esta é uma das áreas que, segundo o candidato, merecerá atenção especial em seu governo, caso ele seja eleito. “Vamos criar a Rede do Conhecimento, que integrará todas as instituições superiores de ensino para capacitação profissional de empreendedores, jovens e também de professores. A interatividade se dará através da Universidade Eletrônica, com 200 pontos de recepção em todas as regiões do Estado”, explicou Beto.
Segundo o candidato ao governo, a utilização de mídias interativas no ensino a distância possibilitará que pelo menos 200 mil jovens sejam beneficiados com cursos profissionalizantes voltados às necessidades e vocações de cada região. “A educação será a grande prioridade de nosso Governo, com a formação de jovens para o mercado de trabalho e a capacitação de professores, para o fortalecimento do ensino básico e médio”, afirmou o candidato da Coligação Paraná de Todos Nós.
Beto Richa lembrou ainda que a Universidade Eletrônica capacitará 30 mil professores da rede pública de ensino básico. Segundo o diretor-geral do Centro Brasileiro de Educação a Distância, Wilson Pincler, Beto Richa é o candidato com os melhores projetos para governar o Paraná. “Suas propostas são as mais abrangentes e concretas para ampliar o ensino a distância. Isso é a prova da sua preocupação em levar a educação a todos”, disse Pincler. O programa Eleições 2002 é apresentado a 114 municípios do Paraná e assistido por cerca de 15 mil pessoas.