O vice-prefeito Beto Richa (PSDB) recebe hoje oficialmente a adesão do PSB à sua pré-candidatura a prefeito.
Beto e a direção estadual do PSB se reúnem hoje no Hotel Mabu, em Curitiba, para anunciar a aliança, que será formalizada nas convenções dos dois partidos, agendadas para o próximo dia 26. O PSB deve indicar o deputado estadual Luciano Ducci como candidato a vice-prefeito da coligação. O próximo a anunciar apoio ao tucano é o PDT, que faz convenção também no próximo final de semana.
A indicação de Ducci foi discutida durante encontro do deputado estadual e a direção nacional do PSB, realizado na última terça-feira, em Brasília. Inicialmente apresentado como pré-candidato do PSB à prefeitura, o deputado disse que não havia nenhum impedimento da cúpula do partido ao acordo com Beto. No Paraná, o PSB é presidido por Severino Araújo, aliado de primeira hora do ex-governador Jaime Lerner (PSB) e também do prefeito Cassio Taniguchi.
Médico, Ducci foi secretário de Saúde de Taniguchi antes de se eleger deputado em 2002. Nas pesquisas de intenções de votos à prefeitura já divulgadas, o desempenho de Ducci varia entre 4% e 6%.
Metade
A uma semana da convenção que vai oficializar sua candidatura, Beto Richa garantiu metade do apoio do prefeito Cassio Taniguchi (PFL). O prefeito anunciou que vai se dividir entre ele e o candidato do seu partido, o vereador Osmar Bertoldi. O PFL também faz convenção no próximo final de semana e irá formalizar o pacto de não-agressão com o PSDB.
A extinção do processo do caixa 2 pelo Tribunal Superior Eleitoral também animou o comitê da pré-candidatura tucana. As denúncias sobre a existência de um caixa paralelo na campanha eleitoral de 2000 era uma das principais armas da oposição para fustigar o candidato tucano e vice-prefeito. Com a absolvição de Taniguchi pelo TSE, Beto se livra de parte do incômodo.
Os dirigentes dos diretórios estaduais e municipais do PSDB e PSB concedem entrevista coletiva neste sábado (19), às 10h30, no Hotel Mabu (Rua XV de Novembro, 830), salão Marechal, para anunciar a coligação entre os dois partidos nas eleições 2004. Estarão presentes: PSDB – o presidente estadual e pré-candidato a prefeito de Curitiba, Beto Richa; o presidente do diretório municipal, João Cláudio Derosso; deputados e vereadores; PSB -presidente estadual, Severino Araújo; municipal, Michele Caputo Neto; o deputado estadual Luciano Ducci e vereadores.
Cassio diz que apóia Bertoldi
O prefeito Cassio Taniguchi (PFL) disse ontem que o candidato oficial da Prefeitura de Curitiba às eleições de outubro é o vereador Osmar Bertoldi (PFL): “Esta foi a decisão do partido e é de acordo com ela que vamos trabalhar. Quanto ao vice-prefeito Beto Richa (PSDB), o meu desejo é que caminhemos juntos, sem ataques ou qualquer tipo de confronto. O importante é manter a unidade porque, se houver segundo turno, estaremos lado a lado”.
Ontem, no início da noite, Cassio e Beto teriam uma conversa para tratar do assunto. Segundo o prefeito, sua intenção era ter essa conversa antes do jantar que confirmou o lançamento de Berthlodi, mas com a ida do vice-prefeito a Brasília na terça-feira, para reuniões político-partidárias, o encontro acabou inviabilizado: “Vamos conversar sobre fato consumado”, admitiu Cassio antes da reunião, “mas vou reafirmar minha posição, que é pela preservação da unidade do grupo e pela manutenção de um discurso respeitoso. Afinal, os adversários são outros”, completou. (Sandra C. Pacheco)