Muitos especialistas apontam que a eleição municipal já estava decidida desde o começo, face à aprovação da administração Beto Richa por parte da população. “Essa é a grande conquista, a satisfação da população com o trabalho à frente da Prefeitura”, disse Beto Richa.
O histórico de aprovação da gestão é mesmo impressionante. Beto Richa foi eleito melhor prefeito do Brasil em setembro de 2007 e em julho deste ano, em pesquisas do Instituto Brasmarket nas 26 capitais.
Veja aqui a lista dos vereadores eleitos em Curitiba
Beto Richa também apareceu em primeiro entre os prefeitos de capitais em todas as pesquisas de avaliação feitas pelo Instituto Datafolha. A primeira pesquisa Datafolha que colocou Beto Richa na liderança do ranking nacional de prefeitos foi em dezembro de 2007, quando teve a melhor avaliação na pesquisa do instituto Datafolha publicada no jornal Folha de S. Paulo.
Richa teve a melhor nota e a maior taxa de aprovação entre prefeitos das nove maiores capitais do Brasil. Richa recebeu 75% de taxa de aprovação. A população também deu notas de zero a 10 aos prefeitos. Richa recebeu a maior nota: 7,4.
Confirmação
A liderança de Beto nas capitais foi confirmada em mais cinco pesquisas Datafolha divulgadas durante o período eleitoral. Em todas Beto ficou em primeiro, chegando à nota 8 e a 85% de conceitos ótimo e bom.
O programa de investimentos em obras teve um grande peso na opinião dos entrevistados. São obras como a Linha Verde, novo corredor de transporte na antiga BR 116; a construção de quatro novos binários de trânsito; e a pavimentação de ruas em todas as regiões da cidade.
Vitrine de muitos projetos e programas
Anderson Tozato |
---|
Serra e Aécio destacam a honestidade e seriedade. |
Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, estiveram em Curitiba para evento de apoio a Beto Richa, que reuniu outras lideranças nacionais, como o presidente nacional do PPS, Roberto Freire; o ex-senador Jorge Bornhausen (DEM); a senadora pelo Mato Grosso do Sul, Marisa Serrano, representando a executiva nacional do PSDB; os senadores paranaenses Osmar e Alvaro Dias; o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; e o vice-prefeito licenciado Luciano Ducci.
Nos discursos, todos destacaram a boa gestão de Beto à frente da Prefeitura de Curitiba, e disseram que a gestão se tornou vitrine de bons projetos e programas para as demais cidades brasileiras. “A eleição de Beto vai representar um salto de qualidade que o Brasil vai dar daqui a alguns anos”, disse Serra.
Modelo
Aécio afirmou que Beto Richa tem sido o protagonista de projeto nacional porque conseguiu, com muito entendimento, construir um ambiente favorável. “Estamos assistindo ao florescer de algo novo para o Brasil, algo muito melhor do que está aí hoje. A eleição do Beto sinaliza que o setor público pode ser sim competente, honesto e sério”, disse Aécio. “A gestão de Beto Richa é modelo para um Brasil moderno.”
Participação de empresários
Roberto Freire também destacou a grande aliança que começa a tomar corpo em Curitiba. “O futuro do Brasil está colocado hoje nesta mesa, que é composta por políticos que vieram da luta democrática e séria. Temos que olhar o mundo de amanhã, e Curitiba nos dá mais essa oportunidade”, declarou Freire.
Empresários paranaenses de vários segmentos também participaram do evento, entre el,es Paulo Pimentel, diretor do GPP Comunicação, Abdo Kudri, diretor do Diário Popular, e Rodrigo Barrozo, do Jornal do Estado. O jantar por adesão arrecadou fundos para a campanha de Beto.
Entusiasmo dos jovens
Os jovens dos partidos da coligação de Beto Richa tiveram participação importante na campanha. Eles tiveram como base o Comitê Juventude Por um Ideal – Beto Richa 45, coordenado por Marcello Richa, de 22 anos, filho de Beto.
“Foi um comitê muito especial, pois reuniu as novas gerações de profissionais e, talvez, homens públicos, interessados em participar dos destinos de sua cidade e de seu País”, disse Beto. “Foi uma grande alegria ver a participação de meu filho nesta campanha, com esse entusiasmo peculiar da juventude. Não há como não lembrar da época em que, ainda criança, acompanhava meu pai José Richa, prefeito de Londrina, nas inaugurações.”
O comitê Juventude por Um Ideal foi formado por representantes da juventude dos diversos partidos que integraram a coligação em prol da reeleição do prefeito Beto Richa: PSDB-PSB-PDT-PP-PPS-DEM-PR-PSDC-PRP-PTN-PSL. “Esse comitê representou a promoção da democracia e a consolidação da participação dos jovens na vida política”, disse Marcello Richa.