Beto e Requião iniciam uma fase sem confrontos

bricha160105.jpg

Beto e Requião: aposta
no diálogo e nas parcerias.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), participa, nesta segunda-feira de reunião com o governador Roberto Requião (PMDB) e prefeitos de várias regiões do Estado, além de representantes das secretarias da Segurança Pública e Justiça, e do Ministério Público e do poder Judiciário que integram o projeto Mãos Limpas. O encontro começa às 8h, no Palácio Iguaçu.

Será o segundo entre Richa e Requião desde a eleição do novo prefeito de Curitiba. A primeira foi ainda antes da posse, num almoço oferecido pelo governador no Palácio Iguaçu, no dia 19 de novembro. O clima foi dos mais cordiais e Requião garantiu a Richa cooperação total nas áreas em que o governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba precisam atuar de forma conjunta. "O Beto foi escolhido o representante da população de Curitiba através de um pleito limpo e terá do governo do Estado a máxima consideração e todo apoio possível", disse Requião na ocasião.

A integração na Segurança Pública e a questão dos radares, pontos nevrálgicos das desinteligências entre Requião e o ex-prefeito Cássio Taniguchi (PFL), foram abordados naquele almoço, e Requião condicionou o retorno do convênio entre o governo e a Prefeitura na aplicação das multas à revisão no procedimento de instalação dos radares. Por divergências políticas, este e outros convênios entre o governo estadual e a Prefeitura enfrentavam problemas na época.

Além das ações elaboradas pela Secretaria da Segurança e pela Guarda Municipal, a integração no policiamento incluiu a discussão das propostas feitas pelo então candidato Ângelo Vanhoni (PT), que teve o apoio do governador. Requião também recomendou investimentos em projetos de educação, saúde e lazer – nos bairros com grandes centros comerciais -como forma de desafogar o sistema de transporte. Eles chegaram a conversar sobre a possibilidade de convênios também na área da saúde.

Amanhã o tema exclusivo deverá ser segurança pública, uma questão que preocupa particularmente Curitiba e a Região Metropolitana, mas também é motivo de inquietação no interior do Estado. Na última semana tiveram início as negociações entre a Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – a antiga CIC – e as secretarias estaduais de Tecnologia e Ensino Superior e de Indústria e Comércio para formar grupos de trabalho com o objetivo de atrair para Curitiba e região metropolitana a instalação de novas indústrias de tecnologia de ponta.

Na terça-feira o governador pilota mais uma reunião semanal do secretariado no Museu Oscar Niemeyer. Desta feita as atenções vão estar concentradas no jornalista e proprietário do jornal carioca Tribuna de Imprensa, Hélio Fernandes, convidado por Requião para fazer uma palestra. Como Fernandes é um conhecido crítico do ex-presidente FHC, mas também não poupa o governo Lula, o líder do PT na Assembléia Legislativa, Elton Welter, prometeu acompanhar a palestra com atenção: "Nenhuma crítica ao presidente Lula ficará sem resposta", garantiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo