O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, sinalizou na manhã desta quinta-feira, 29, que deve formalizar sua decisão de deixar a Corte “hoje à tarde” no plenário do STF. Após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Barbosa evitou dar declarações aos jornalistas.
Alves, contudo, confirmou que o ministro veio comunicar sua aposentadoria e que se dedicará agora a projetos pessoais. Segundo o peemedebista, a decisão foi tomada há cerca de 3 meses e Barbosa indicou que deve deixar a Corte antes do recesso previsto para junho.
Bem humorado, o ministro brincou com Alves e disse que seu primeiro projeto de aposentadoria é “assistir aos jogos da Copa”. “Estamos com uma grande expectativa para os jogos da Copa”, se limitou o ministro a dizer na saída do encontro.
Antes de passar pelo gabinete do presidente da Câmara, Barbosa esteve com a presidente Dilma Rousseff e com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). De acordo com Alves, Dilma ficou surpresa com o comunicado do presidente do Supremo.