Odebrecht

Autorizado o 3º inquérito contra o governador Beto Richa

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou a abertura de inquérito contra o governador Beto Richa (PSDB), por supostos crimes citados na delação da Odebrecht. O pedido para investigar o governador foi feito pelo vice-procurador-geral da República José Bonifácio Andrada. As citações ao tucano, no âmbito das delações da Odebrecht, chegaram ao STJ na última segunda-feira (12).

Este é o terceiro inquérito contra Richa no STJ – ele já é investigado na esteira da Operação Publicano e também por um caso envolvendo licenças concedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na região do Porto de Paranaguá.

Fernandes encaminhou os pedidos de diligências à Polícia Federal, que agora, vai apurar o que foi solicitado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro determinou sigilo nos autos da investigação. Og Fernandes foi sorteado relator do inquérito, que não tem conexão com Petrobras. O relator da Lava Jato no STJ é o ministro Luis Felipe Salomão.

Os delatores Benedicto Júnior, conhecido como “BJ”, e Valter Lana, ex-executivos da empreiteira, disseram aos investigadores da Lava Jato ter feito pagamentos “a pretexto de campanhas” do governador “operacionalizados por diversas pessoas”.

Em nota, o governador Beto Richa disse que não teve acesso ao inquérito e que não comentará o assunto.