Envolvendo investimentos de mais de R$ 20,4 milhões, foi lançada ontem a segunda fase das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Habitação do Jardim Jerivá, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

continua após a publicidade

Em uma área de cerca de 180 mil metros quadrados, serão construídas 634 casas de dois e três quartos que irão abrigar famílias que hoje vivem em situação de risco às margens dos rios Palmital e Atuba.

“Esta é a primeira ordem de serviço que assino como governador do Paraná. Nos próximos anos, o mesmo será feito em outras obras, por todo Paraná. Vamos fazer grandes avanços na área habitacional, garantindo o sonho de milhares de pessoas de ter acesso à casa própria”, afirmou o governador Beto Richa.

Segundo o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, além da construção das residências, as obras envolvem investimentos em infraestrutura no Jardim.

continua após a publicidade

“A iniciativa acontece graças à união de esforços. Cerca de 20% dos recursos envolvidos são provenientes do Estado, entre 5% e 10% do município e o restante do governo Federal”, disse.

O prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, comentou que as obras vão contribuir significativamente para resolver o problema de famílias que vivem em situação de risco no município.

continua após a publicidade

“A construção das casas vai permitir a realocação das famílias, dando dignidade a elas. Além disso, após a transferência das pessoas, serão feitos trabalhos para recuperação das margens dos rios”.

A primeira fase do PAC no Jardim Jerivá envolve a construção de 113 casas, cujas obras já foram iniciadas. A previsão é que as primeiras residências sejam entregues em um período de quatro meses e as últimas dentro de um ano.

Em Pinhais, estão sendo investidos R$ 40,4 milhões em 906 regularizações e construção de 747 unidades habitacionais para beneficiar moradores não só do Jardim Jerivá, como também do Jardim Santa Clara, Jardim Dona Joaquina, Jardim Palmital, Jardim Tiradentes, Governador e Sol Nascente (entre a avenida Victor Ferreira do Amaral e Vila União) e Jardim Bonilauri.

Morador

O lançamento foi acompanhado por diversos moradores de Pinhais que vivem às margens dos rios Palmital e a Atuba. A aposentada Olandina Bueno Marques, que reside com o marido e o filho de 8 anos perto do Atuba, será uma das beneficiadas pelas obras.

“Cada vez que chove forte, fico ilhada dentro de minha casa. Meu filho não consegue ir para a escola e meu marido não pode sair para trabalhar. Não vejo a hora de poder me mudar e ter uma vida melhor”, declarou.