Soluções conjuntas

Reajuste na tarifa do ônibus de Curitiba é inevitável, diz Greca

O Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba vão estudar, em conjunto, novas soluções de mobilidade que possam contribuir para tornar o transporte coletivo na capital e região mais eficiente e atrativo aos usuários. Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN
O Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba vão estudar, em conjunto, novas soluções de mobilidade que possam contribuir para tornar o transporte coletivo na capital e região mais eficiente e atrativo aos usuários. Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e o prefeito de CuritibaRafael Greca (PMN), se reuniram na tarde desta terça-feira (22), no Palácio Iguaçu, para conversar sobre o subsídio do transporte público da capital. O ponto principal é o valor do aporte que o governo do Paraná poderá oferecer ao sistema de transporte urbano de passageiros – e que interfere diretamente na tarifa cobrada do usuário.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Após a reunião, em entrevista à imprensa na saída do Palácio Iguaçu, o prefeito Greca reforçou que o reajuste na tarifa é inevitável, mas que se trabalha para que ele seja “o menor possível”. Em 2018, o aporte financeiro do governo do Paraná ficou em R$ 71 milhões.

O governador Ratinho divulgou, ao final da reunião, que pediu um estudo sobre o subsídio para as secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento Urbano, e também para a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

Antes da reunião, ele havia dito à imprensa que se tratava de “um momento muito difícil”. “Aquilo que tiver ao nosso alcance, vamos colaborar. Mas não podemos colocar em risco o caixa do estado. Vamos ouvir [a prefeitura de Curitiba]”, sinalizou.

Na mesma ocasião, o governador do Paraná também antecipou que o seu secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior, se posicionará a favor da manutenção da isenção do ICMS para o diesel utilizado no transporte público de passageiros, na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), marcada para o dia 29. “Vários estados, inclusive o Paraná, pedirão para que a isenção do ICMS continue”, afirmou Ratinho.

O item também é importante na soma final da tarifa do transporte coletivo.

Folha de pagamento do estado vai passar por ‘pente fino’ no Paraná

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna