Deputados governistas defenderam ontem o comparecimento do secretário de Segurança, Luiz Fernando Delazari, à Assembléia Legislativa, para prestar esclarecimentos sobre as medidas que o governo tem adotado para conter a criminalidade no Estado.
?O secretário tem que vir aqui debater. Com tranqüilidade. Porque esse governo tem muitos avanços a mostrar nesta área?, disse o deputado Nereu Moura (PMDB).
Hoje, 25, o presidente da Comissão de Segurança, deputado Mauro Moraes (PMDB), vai entregar a Delazari o convite aprovado na semana passada para que o secretário vá à Assembléia Legislativa. Moura acha que o governo tem muito o que mostrar sobre sua atuação na área de segurança. ?Este governo comprou milhares de viaturas. No governo Lerner, eram alugadas. Houve avanços nos salários dos policiais. Abriu-se concursos públicos. Este governo construiu escolas, educandários. Nenhum governo gosta de construir presídios, mas este construiu sete. O secretário tem que vir mostrar tudo isso?, disse.
O deputado Dobrandino da Silva (PMDB) também disse que Delazari deveria ir debater a segurança com os deputados de oposição. ?Tenho certeza que as explicações vão fazê-los entender o trabalho que este governo está fazendo?, disse o peemedebista. A oposição cobrou Moraes, alegando que Delazari deveria ser convocado e não apenas ser convidado, por telefone, como fez Moraes. ?O secretário tem a obrigação de vir. É interesse do governo resolver a questão?, disse o deputado Elio Rusch (DEM).
Moraes disse que se Delazari não demonstrar interesse em se reunir com os deputados, terá que submeter à votação na comissão um requerimento do deputado Reni Pereira (PSB), convocando Delazari para depor. ?Mas isto tudo será resolvido na Comissão de Segurança?, disse Moraes, seguindo a orientação da liderança do governo, que não pretende expor o secretário em plenário.