Assembléia Legislativa volta a discutir a Emater

A transformação da Emater em uma autarquia volta ao debate hoje na Assembléia Legislativa, durante reunião convocada pela Comissão de Agricultura, que pretende ouvir o governo e os representantes dos funcionários da empresa. O projeto teve a tramitação suspensa para que a proposta do governo fosse mais discutida pelos deputados, à medida que alguns, mesmo pertencendo à base de apoio do governo, questionaram a conveniência da mudança.

A presidente da Comissão de Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT), disse que discorda da forma pela qual o governo está conduzindo a discussão da proposta. Na bancada do PT, a matéria tem causado divergências. Alguns deputados do partido são contra a mudança do regime jurídico da empresa, mas outros ainda esperam mais informações para depois se posicionar. "A princípio, somos contra a forma como a matéria chegou e está sendo debatida", disse Luciana Rafagnin.

Ontem, os deputados do partido se reuniram com o secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini, que expôs à bancada o projeto de extensão rural do governo federal. O secretário disse que não pretendia interferir na posição da bancada, mas observou que o impasse sobre a empresa não interessa a Brasília, já que pode impossibilitar a assinatura de convênios com o governo do Paraná e, por conseqüência, a execução do projeto de extensão rural. Conforme relatou o deputado André Vargas, Bianchini afirmou que o governo federal tem R$ 1,3 milhão disponível para investir na contratação de servidores para realizar o trabalho de assistência aos produtores.

Para a reunião de hoje na Comissão de Agricultura foram convidados o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, e o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti. Na audiência pública, realizada na semana passada, nenhum representante do governo compareceu. Apenas o presidente da Emater, Sabino Campos, passou pela reunião, mas não ficou para o debate com os deputados. Para a reunião de hoje, o líder do governo, deputado Dobrandino da Silva (PMDB), assegurou que haverá participação de representantes do governo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo