Foto: João de Noronha/O Estado |
Antônio Anibelli: voto de congratulações. continua após a publicidade |
O deputado estadual Antônio Anibelli (PMDB) teve aprovado na terça-feira passada, dia 16, um pedido de voto de congratulações e aplausos ao empresário Paulo Pimentel pela inauguração do novo equipamento de pré-impressão da Editora O Estado do Paraná, o Computer to Plate (Computador para Chapa).
Em seu requerimento, Anibelli fez a seguinte justificativa: "Em data de 10 do corrente a Editora O Estado do Paraná, inaugurou em sua sede, o C.T.P. (Computer to Plate) novo equipamento moderno para a Editora, que melhorará a qualidade gráfica e agilizará o processo de pré-impressão das publicações da Editora, como os jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.
Sentimos orgulho, neste momento, de prestar à notável empresa jornalística o nosso tributo de admiração e respeito.
Tantos benefícios tem a Editora O Estado do Paraná prestado à nossa terra paranaense, que não é de admirar o movimento popular em prol da divulgação de tão importante equipamento super-moderno. Poderá, doravante, ostentar, com orgulho, como a grande empresa de nossa terra.
É, sem dúvida, a Editora O Estado do Paraná, o símbolo que mais de perto fala ao coração de todo aquele que sente a chama do patriotismo abrasar-lhe a alma.
No jornal, com efeito, estão somados, a história e os altos feitos da Pátria. Lembrá-los é reviver o passado.
Não só do pão material vive o homem, mas por igual do pão e do espírito.
Um povo não se faz admirar, apenas, pela sua força bruta, mas, sobretudo, pelas criações do espírito.
Atenas passou à admiração dos povos, não tanto pelas qualidades guerreiras do povo helênico, senão pelas maravilhosas criações de seu espírito imortal. Se conhecemos seus feitos gloriosos nos campos de batalha, é porque homens como Homero e Xenofante souberam pôr em versos as ações gloriosas de seus varãos assinalados.
Camões, no seu ‘Os Lusíadas’, conta os grandes feitos do Gama que talvez tivessem ficado reduzidos a uma crônica incolor, não fosse o gênio literário do grande épico.
Bastará muitas vezes um jornal para imortalizar um país. Bastaria Dom Quixote para que a Espanha passasse à posteridade.
Cultivar uma empresa jornalística é trabalho pela grandeza e pela glória do Brasil.
Cultivar a literatura é fugir às condições terrenas, para se alcandarar nas regiões do espírito.
E qual o meio mais propício de fazer com que o povo comungue nesse desejo que é inato do homem, de cultivar o espírito e de libertar a inteligência das coisas materiais, senão uma grande empresa jornalística?
Lançai um olhar retrospectivo para os grandes surtos literários do século passado, e veremos que foi em empresas, quer particulares, quer oficiais, que os movimentos literários tomaram corpo e que grandes espíritos se revelaram.
Uma organização como a Editora o Estado do Paraná, é pois uma empresa de tal valia que, em cada rincão, por mais afastado que se encontre, uma instituição desse gênero deveria existir.
Estais, pois, de parabéns, Dr. Paulo Pimentel, vós e todos os colaboradores que trabalharam para o progresso dessa Editora. Estais certos de que a sociedade e a Pátria vos serão sumamente reconhecidos e agradecidos.
Honra, pois a todos que lutaram para dotar esta terra com a Editora O Estado do Paraná, tendo à frente sempre o Dr. Paulo Pimentel, na certeza de que praticaram o ato mais meritório de que é capaz o esforço humano.
O jornal, Senhores, é pois farol a espantar as trevas e alavancar e impulsionar o progresso".