A Assembléia Legislativa aprovou ontem, em primeira discussão, a extinção do Serlopar (Serviços de Loterias do Paraná). A mensagem do governo informa que a autarquia está desativada desde 2003, quando o atual governo começou a fechar as casas de bingos e apreender equipamentos de caça-níqueis. Conforme a mensagem, o fim do Serlopar não gera nenhuma despesa para o Estado.
De acordo com o líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), o fim do Serlopar é parte das medidas adotadas pelo governo para banir os jogos de azar. ?É o Paraná consolidando medidas que já resultaram também na apreensão das máquinas caça-níqueis e na criminalização dos responsáveis pelas jogatinas?, afirmou.
O Serlopar foi instituído pela Lei 11.272, de 21 de dezembro de 1995. Na mensagem, o governador Roberto Requião (PMDB) informa aos deputados que irá criar um grupo de trabalho para levantar o patrimônio e cuidar do processo legal de liquidação do órgão. Os cargos da autarquia são transferidos para a Casa Civil do governo do Estado e os funcionários já foram redistribuídos em outros órgãos do estado, sob controle da Secretaria de Administração. Segundo o deputado Edson Strapasson (PMDB) explicou na Comissão de Finanças, são apenas dois cargos.
A Comissão de Finanças solicitou ao governo que forneça a relação de todos os cargos e a remuneração de cada um deles, antes que o projeto entrasse em votação. As informações não foram publicadas na ordem do dia da Assembléia Legislativa.