Arns pede dois professores nas salas

Foto: Agência Senado

Senador Flávio Arns quer mais investimento para reduzir a repetência escolar.

Brasília – O senador Flávio Arns (PT-PR) apresentou projeto de Lei com o objetivo de limitar em até 20 o número de alunos em salas de aula nas escolas da rede pública – especialmente as de alunos de cinco e seis anos de idade. Além disso, o senador defende em seu projeto a adoção de dois professores em salas de aula, nesta faixa etária.

Em sua justificativa, Arns argumenta que as escolas devem oferecer melhor qualidade de ensino principalmente nas primeiras séries, onde o índice de repetência é altíssimo. A repetência na 1.ª série do ensino fundamental, que chega a 32% no Brasil, é de apenas 1% na Argentina. Na 2.ª série, a taxa brasileira é de 20%, enquanto que no país vizinho é de 7%. Em relação às primeiras séries do ensino fundamental (1.ª à 4.ª), o índice de repetência no Brasil é de 21%, enquanto na Argentina é de 6%.

Para o senador, o letramento é pré-condição para a boa aprendizagem posterior, por isso o processo de alfabetização, que se encontra nas turmas de cinco e seis anos, exige uma atenção redobrada do professor. ?A presença de dois professores nas classes de alfabetização propicia a dedicação especial a essa fase importantíssima da vida escolar?, afirma Arns.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo