Os cidadãos argentinos que residem no Paraná poderão ir às urnas no próximo domingo (28 de outubro) para escolher o próximo presidente do país vizinho nas eleições nacionais. Segundo comunicado do Consulado da República Argentina em Curitiba, os cidadãos argentinos residentes no Estado e inscritos no Registro de Eleitores Residentes no Exterior deste consulado poderão votar comparecendo com seu documento nacional de identidade (DNI, LE ou LC) à sede consular, entre as 8h e 18h de domingo.
Consultas ao padrão eleitoral poderão ser acessadas em: www2.pjn.gov.ar. De igual forma, aqueles que não realizaram a mudança do padrão eleitoral deverão comparecer, no mesmo dia e horário, para justificar a não-emissão do voto. A legislação eleitoral argentina poderá ser consultada em: www.mininterior.gov.ar/elecciones.
Estão isentos da obrigatoriedade (participar do sufrágio ou justificar a não-emissão de voto) aqueles cidadãos argentinos que tenham registrado seu domicílio no exterior em seu documento de identidade nacional (DNI, LC ou LE), com data anterior ao dia da eleição e que não estejam inscritos no padrão eleitoral correspondente no exterior.
O consulado em Curitiba encontra-se na Rua Benjamin Constant, 67, 15.º andar, no centro. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 4132220799 ou pelo e-mail ccuri@netpar.com.br.
De acordo com a embaixada da Argentina, existem cerca de 60 mil argentinos vivendo no Brasil.