Aprovado reajuste para servidores do Judiciário

Em sessão realizada ontem pela manhã, devido ao jogo da Seleção Brasileira de Futebol, os deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão, um reajuste de 7,07% para servidores e aposentados do Poder Judiciário.

Para os servidores comissionados do Judiciário, a correção é de 5%. A correção salarial é retroativa a 1º. de maio. O projeto entra hoje em segunda discussão e beneficia os servidores vinculados à Secretaria, Foro Judicial e Juizados Especiais.

O projeto, de iniciativa do Judiciário, condiciona o reajuste à disponibilidade de caixa. No texto da proposta enviada aos deputados, o Tribunal de Justiça informou que se trata de reposição salarial correspondente à inflação medida entre janeiro de 2009 e abril deste ano e faz parte da revisão anual dos salários do funcionalismo público estadual.

No Executivo, a reposição, fixada em 5%, ainda não foi paga e é esperada para os salários deste mês, que serão depositados no dia 30. O atraso na aplicação do reajuste foi explicado pelo governo pela queda na arrecadação no início deste ano.

Gastos

No cálculo do TJ, a reposição vai gerar uma despesa adicional de R$ 1,7 milhão mensal e um total de R$15,9 milhões no ano. Em 2011, o reajuste corresponderá a 25,3 milhões a mais na folha de pagamentos do Judiciário.

Em dezembro de 2009, o TJ fechou o ano gastando 3,07%$ da receita corrente líquida estadual com o pagamento de pessoal. A Lei de Responsabilidade Fiscal autoriza gastos de até 5,7% da receita líquida.