Como havia anunciado na véspera, o deputado Ratinho Jr. (PPS) apresentou na sessão plenária de ontem, na Assembléia Legislativa, requerimento propondo a criação e instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar denúncias de fraudes e utilização de metodologias estranhas ao processo regular de aferição da tendência do eleitorado em relação aos candidatos às eleições majoritárias.
O deputado decidiu tomar a iniciativa após o discurso feito pelo deputado Barbosa Neto (PDT) na tribuna da Casa, na terça-feira, referindo-se à disparidade nos resultados de duas pesquisas eleitorais realizadas em Cascavel, no mesmo período. A do Ibope, mostrou a liderança do candidato tucano à Prefeitura, Renato Silva, com o candidato à reeleição Edgar Bueno (PDT) em terceiro lugar. A sondagem da Alvorada Pesquisas mostrou o quadro invertido: Bueno na frente com Renato Silva em terceiro lugar.
A proposta de Ratinho foi aprovada por ampla maioria. A Comissão Especial de Investigação deverá ser constituída de sete membros, indicados pelas lideranças de bancada. O deputado Barbosa Neto, que levantou a questão, acredita que a instalação da comissão é imprescindível, “uma vez que a manipulação de pesquisas eleitorais, além de influenciar na formação da vontade do eleitor, também constitui crime, previsto na legislação eleitoral (Lei n.º 9.504/97) que prevê pena de seis meses a um ano de detenção para os proprietários dos institutos que porventura cometerem irregularidades.