Em um pronunciamento após confirmada a reeleição para o governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) fez hoje à noite uma convocação em favor do presidenciável tucano, José Serra, na disputa em segundo turno contra a petista Dilma Rousseff. “Vamos continuar trabalhando firme meus amigos, porque agora, para a surpresa de muitos, nós vamos ao segundo turno na eleição federal”, exortou o tucano mineiro, ao falar para apoiadores no comitê central da campanha. “Vamos também mostrar uma virada como mostramos aqui. Minas Gerais saberá mostrar isso de maneira muito firme.” Durante a campanha, nos programas eleitorais na TV no rádio, Anastasia evitou vincular sua imagem à de Serra.
Questionado depois se sua reeleição fortalece o projeto presidencial de Aécio, ele salientou que a atual disputa pelo Palácio do Planalto não terminou. “Vamos ter segundo turno na eleição presidencial, que significa o nosso empenho dobrado a favor do candidato José Serra”, prometeu.
Porém, não deixou de observar que a eleição em Minas representou uma vitória expressiva de Aécio “como grande liderança não só mineira, mas nacional”. “Claro que ele sai muito fortalecido como grande líder nacional da política. Agora vamos ver o final das eleições.” Anastasia também apostou que o ex-governador, “mais dia menos dia”, será, “para gosto dos mineiros e dos brasileiros, candidato e presidente do Brasil”. “Naturalmente ele sempre teve essa credencial e vamos continuar trabalhando.”
“Não se dispersem”
O candidato derrotado do PMDB, Hélio Costa, divulgou nota na qual agradeceu a seus apoiadores e pediu que eles “não se dispersem” e que continuem “empunhando a bandeira do desenvolvimento com justiça social”. “São homens e mulheres que, inspirados por nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sonharam com a construção de um novo pacto em nosso Estado, colocando Minas no rumo do Brasil”, afirmou.
Na nota, Costa não citou integrantes do PT, com quem fez coligação para a eleição estadual, com exceção de seu candidato a vice, Patrus Ananias, a quem fez uma “homenagem especial”. “Foi um privilégio tê-lo lado a lado, mais uma vez. Que sua boa governança e liderança política continuem a nos iluminar”, declarou o peemedebista. Ele também conclamou os eleitores que apoiaram sua candidatura a unir forças no segundo turno das eleições presidenciais em torno da petista Dilma Rousseff. “Convoco todos aqueles que votaram e apoiaram a chapa a cerrar fileiras para eleger Dilma presidente e Michel Temer vice”, concluiu.