O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, o Gabão, vai enviar ofício aos deputados federais pedindo urgência na votação do projeto que cria uma sede do Tribunal Regional Federal no Estado.

continua após a publicidade

Previsto na Proposta de Emenda Constitucional 544, junto com TRFs em Manaus, Salvador e Belo Horizonte, o projeto já foi aprovado no Senado há nove anos, mas a votação na Câmara ainda caminha a passos lentos. O governador Beto Richa e as autoridades judiciárias do Paraná já estiveram em Brasília para tentar acelerar a colocação da matéria em pauta, mas ainda não foram atendidos.

Por isso, Gabão pediu mais empenho da bancada federal do Paraná à causa. “Nós sabemos que os deputados e senadores estão comprometidos com esta proposta, mas é preciso que haja um esforço coletivo ainda maior no sentido de forçar a inclusão deste projeto na pauta de votações da Câmara, em regime de urgência”, comentou.

Para o presidente da AMP, a sede do TRF no Paraná é de vital importância para os municípios e teria um custo relativamente baixo em relação ao Orçamento do Judiciário – R$ 4 milhões por ano. “A nova sede do TRF economizaria tempo e dinheiro aos advogados, procuradores jurídicos e órgãos públicos”, avaliou.

continua após a publicidade

Outro benefício, segundo ele, seria a maior agilidade na tramitação dos processos judiciais envolvendo a União, já que a nova sede desafogaria os processos no TREF 4ª Região, que tem sede em Porto Alegre. Em média, os processos em tramitação no TRF 4ª Região levam, em média 5 anos para serem julgados.