A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lança hoje a "Operação Eleições Limpas", uma campanha voltada à mobilização da sociedade por um processo eleitoral ético, legal e democrático. Motivado pelos recentes escândalos de caixa dois, o movimento tem o objetivo de conclamar juízes e eleitores a fiscalizar com rigor o pleito de outubro deste ano que deverá eleger o presidente da República, os governadores dos estados, além de senadores, deputados federais e deputados estaduais.
A "Operação Eleições Limpas" terá como principal estratégia a divulgação das regras da campanha eleitoral. Certa de que a informação é condição básica para a formação de um eleitor consciente, a Associação dos Magistrados Brasileiros distribuirá cartilhas explicativas ao público adulto e aos alunos do ensino fundamental considerados importantes multiplicadores. Também serão veiculadas chamadas e anúncios em rádio, emissoras de TV e mídia impressa.
Outra frente da campanha é envolver a magistratura no processo eleitoral, estimulando que cada juiz faça de sua Vara um pólo de mobilização. A operação terá, também, a participação ativa de todas as associações de magistrados estaduais.
As primeiras peças de divulgação serão apresentadas no lançamento da campanha. Os jornalistas presentes receberão um exemplar da cartilha, importante ferramenta de consulta para todos os envolvidos na cobertura política. Também serão exibidos os filmes produzidos para veiculação na televisão, logo após palestra da cientista política Lucia Hippolito.