Cíciro Back / GPP
johnsson290305.jpg

Johnsson: ordem na casa.

continua após a publicidade

A primeira providência do novo prefeito de Rio Branco do Sul, Amauri Johnsson (PPS), ontem de manhã, foi fazer um levantamento da depredação na sede da Prefeitura durante o tumulto que cercou sua posse, na tarde do último sábado. Ele assumiu o posto graças a uma decisão da Justiça eleitoral que condenou seu antecessor e adversário, Pedro Pontes de Barros (PP), por compra de votos, cassando-lhe o mandato.

Inconformados, os partidários de Barros realizaram várias manifestações de protesto, inclusive fecharam a Câmara de vereadores na tentativa de impedir a posse. Para garantir o cumprimento da decisão judicial a PM precisou de reforço da Rone e da Rotam, além do Corpo de Bombeiros para apagar o fogo ateado a pneus diante do prédio público. Na madrugada de sábado, desconhecidos dispararam cinco tiros contra a residência de Johnsson.

Ainda pela manhã, o prefeito recebeu a visita do presidente do PPS regional, Rubens Bueno, que foi prestar-lhe solidariedade e reafirmar o apoio do partido às drásticas medidas que ele terá de adotar neste início de gestão. E também da deputada estadual Arlete Caramês (PPS). "A polícia já restaurou a ordem. Assumimos o cargo que a população democraticamente nos outorgou e agora vamos pôr ordem na casa", afirmou o prefeito.

Radiografia

continua após a publicidade

Johnsson adotará um conjunto de providências para sanear as finanças municipais. "Antes de mais nada, vamos fazer uma radiografia da situação. E vamos agir com urgência. Fui eleito para promover mudanças na Prefeitura, e é isso que faremos", disse.

Duas áreas que ele considera necessitarem de providências urgentes são saúde e educação: "Em ambas encontramos um verdadeiro caos, com contratações absurdas e enquadramento de pessoal totalmente irresponsável. Vamos levar alguns dias até acertar a casa e garantir boas condições de trabalho".

continua após a publicidade

Ele adiantou que já tem nomes para nove das 12 secretarias municipais, mas só vai divulgá-los nos próximos dias. Os convites estão sendo feitos e até o final da semana o quadro estará praticamente definido. Johnsson também fez um apelo aos adversários para que ajudem a manter a tranqüilidade no município, assegurando que não fará uma administração revanchista: "Vamos atender a todos porque essa é a obrigação do prefeito".