Duzentos e oitenta e nove prefeitos, integrantes da Associação dos Municípios do Paraná, se reuniram ontem com o candidato ao governo do Estado pelo PDT, Alvaro Dias. O encontro aconteceu no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, em Curitiba.
Alvaro recebeu das mãos do presidente da associação e prefeito do município de Barracão, Juarez Lima Henrichs, uma pauta contendo vinte reivindicações, sendo que oito foram priorizadas. “Estamos solicitando ao candidato que, caso ele seja eleito governador do Estado, dê atenção e tenha consciência dos principais problemas enfrentados pelos 399 municípios paranaenses”, declara.
A primeira reivindicação é justamente a existência de um canal de comunicação aberto e permanente entre as prefeituras e o Estado, aperfeiçoando a relação político-administrativa entre os órgãos. Dentro de seu projeto de governo e de acordo com suas propostas, os prefeitos esperam que o próximo governador mantenha programas na mesma linha do programa Banco Social, criado há dois anos, do Paraná 12 Meses, iniciado em 1997, e dê continuidade ao Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), de 1994, ampliando suas metas de financiamento e postergando a data de pagamento das dívidas.
Em resposta aos prefeitos, o candidato Álvaro Dias garantiu que, se for eleito, irá realizar um governo baseado na conjugação de esforços, tanto com os municípios quanto com o governo Federal. Se comprometeu a garantir a manutenção de todos os convênios já existentes, “na medida da disponibilidade financeira do Estado”.
Dias se referiu ao Banco Social como “Banco do Emprego e da Produção”, prometendo mantê-lo. “É um programa iniciado em meu governo e que gera muitos benefícios. Ele garante a permanência do homem no campo o que, por conseqüência, desafoga as grandes cidades”, afirmou.
Segundo ele, as obras em andamento do atual governo não irão ficar inacabadas, sendo que “o prejuízo seria da população”. O candidato também convidou os prefeitos a discutirem com ele a formalização de um órgão de incentivo a agricultura familiar e a agroindustrial, prometendo investir bastante neste setor.
Alvaro afirmou ainda que “o transporte escolar da rede municipal deve ser de responsabilidade dos municípios. Já o transporte escolar da rede estadual deve ser sustentado pelo Estado”.
Primeiro comício em Maringá
O senador Alvaro Dias (PDT), candidato ao governo do Estado pela Coligação Vote 12, realiza hoje em Maringá, seu primeiro comício na região Norte nesta segunda etapa da campanha pela sucessão estadual. A expectativa de público, conforme a equipe do candidato, é de 40 mil pessoas compareçam para ouvi-lo sobre as propostas de governo. A abertura do comício terá a apresentação da dupla Giuliano e Jardel e o show de encerramento ficará a cargo de Bruno e Marrone.
Diversos prefeitos da região confirmaram presença no palanque de Alvaro Dias. No final de semana, um grupo de setenta e três prefeitos das cidades da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amumpar) e da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) garantiu apoio ao candidato no segundo turno da disputa.
“Esse apoio suprapartidário mostra a importância de termos um programa de governo que vai ao encontro das necessidades dos nossos trabalhadores”, observa Alvaro Dias, externando sua satisfação por estar encontrando respaldo em prefeituras dirigidas pelo PSDB, PMDB e pelo PT.