Álvaro não quer nem Sarney nem Tião

Com a disputa pela presidência do Senado polarizada, no momento, entre José Sarney (PMDB-AP) e Tião Viana (PT-AC), ambos ligados ao governo Lula, o senador paranaense Alvaro Dias (DEM) pretende propor que a bancada de oposição lance uma candidatura própria, nem que seja apenas para marcar posição. “Com o quadro atual, não há alternativa de voto compatível com a postura oposicionista de um Legislativo independente. Os dois candidatos fazem o jogo do governo, são ligados e muito obedientes ao presidente Lula”, disse.

Para ele, apesar de as bancadas do PSDB e do DEM já terem declarado apoio a Sarney, o correto seria marcar posição contrária às duas candidaturas. “Vou levar essa ideia a Brasília nesta semana, para, com uma candidatura alternativa, mesmo que sem muitas possibilidades de êxitos, pelo menos nos isentaremos da responsabilidade de deixar o Congresso atrelado ao Executivo. Pelo menos internamente, essa possibilidade tem de ser debatida”, comentou, dizendo que, “sem nenhuma postulação pessoal”, colocaria seu nome à disposição do PSDB para ser o candidato.

Já os outros dois senadores paranaenses, se o quadro não mudar até a eleição, devem votar em Tião Viana. Osmar Dias (PDT) já declarou voto, afirmando que os cinco senadores de seu partido apoiarão o candidato petista. “No PDT sempre votamos unidos. Juntos, definimos o apoio ao senador Tião Viana. Palavra dada tem que ser cumprida.” Osmar, no entanto, exige uma atuação de destaque de seu partido na próxima mesa do Senado.

“O PDT tem cinco votos. Nosso partido quer espaço para atuar e defender os interesses dos nossos respectivos estados e do Brasil. Não podemos ser importantes na hora de escolher o presidente e darmos cinco votos e depois sermos esquecidos na relatoria de matérias importantes, inclusive para o programa partidário que defendemos. A bancada do PDT não abre mão do direito de relatar matérias importantes no Senado.”

Flávio Arns (PT) ainda não definiu o voto, mas tende a seguir a bancada do partido, que lançou Tião Viana como candidato. (RP e HM)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo