O senador Alvaro Dias sugeriu a indicação do ex-ministro Euclides Scalco para presidir o PSDB do Paraná, no lugar do deputado estadual Valdir Rossoni. A sugestão de Alvaro foi feita ao presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, mas terá que ser aceita pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa que, por sua vez, já assegurou a Rossoni que sua posição é favorável à prorrogação do mandato da atual executiva estadual.

continua após a publicidade

A decisão caberá ao presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, que também pediu a Alvaro e Beto que entrem num acordo. O senador Alvaro Dias afirmou que Beto já tem conhecimento de sua posição. “Eu espero que o afilhado não rejeite o padrinho”, brincou Alvaro. Scalco é padrinho de batismo de Beto.

Para Alvaro, o ex-ministro tem o que chamou de “estatura de independência” necessária à condução do partido no Estado. “Ele não é candidato no próximo ano.

Tem prestígio com a direção nacional e é um interlocutor credenciado para relacionar e conduzir as discussões entre as campanhas estadual e nacional”, justificou o senador.

continua após a publicidade

Merecimento

Rossoni disse que Alvaro poderia apoiar sua continuidade no cargo. “Eu já tenho o apoio do Beto. Espero ter o apoio dele”, disse o atual dirigente tucano. Além de esperar a concordância de Alvaro, Rossoni disse que merece uma retribuição do senador às suas posições em disputas anteriores.

continua após a publicidade

“Eu estou na minha, mas eu sempre fui um companheiro leal do Alvaro. Eu já votei nele para governador e senador”, disse o presidente estadual, que venceu o senador na eleição para o diretório há dois anos.

Ele lembrou que, em 2006, apoiou Alvaro ao Senado e o senador Osmar Dias (PDT) ao governo, quando uma parte dos tucanos decidiu subir ao palanque do PMDB, apoiando a reeleição do governador Roberto Requião. Rossoni conseguiu do diretório nacional o veto à aliança entre PMDB e PSDB no Paraná.

Rossoni não concorda com a nomeação de um novo presidente pela direção nacional, em formato de executiva provisória. “Ou prorrogamos o mandato. Ou fazemos convenção”, afirmou o atual presidente estadual do PSDB. Ele tem a expectativa de que o presidente nacional do partido defina até amanhã como ficará a situação do Paraná.

A prorrogação dos mandatos nos estados foi uma possibilidade aberta pelo diretório nacional ao renovar a permanência. Por causa das prévias para a escolha do candidato a presidente da República, o atual diretório nacional decidiu prorrogar os mandatos dos integrantes da executiva e consultou os diretórios estaduais.

Alguns decidiram adiar suas convenções até depois das eleições de 2010. No Paraná, o tema é mais polêmico devido à disputa interna entre o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Alvaro Dias pela indicação da candidatura ao governo pelo PSDB.