continua após a publicidade

Foto: Agência Senado

Alvaro: Lula se omitiu.

O senador Alvaro Dias (PSDB/PR) assume, hoje, a liderança do bloco de oposição, conhecida como liderança da minoria. Ele assume o cargo no lugar do senador José Jorge (PFL/PE) e permanece no comando da oposição até o final da atual legislatura. Como líder, Alvaro Dias passa a coordenar o bloco PFL/PSDB formado por 31 senadores e vai ser o responsável junto com os líderes do PSDB, Arthur Virgílio, e do PFL, José Agripino, pelo encaminhamento das votações no plenário; pela atuação dos parlamentares nas comissões permanentes e CPIs e pela indicação de nomes para as comissões. O senador assume oficialmente a liderança durante a sessão plenária desta quarta, depois da leitura de um ofício de nomeação assinado por todos os senadores do bloco.

Ontem, Alvaro criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por se omitir diante da crise boliviana. O senador defendeu uma reação enérgica do governo brasileiro e disse que houve omissão do presidente Lula: "Não foi o gesto de Evo Morales que nos surpreendeu, mas a omissão do presidente Lula. Imaginávamos que, diante de tantas ameaças feitas pelo presidente boliviano, Lula se anteciparia aos fatos, negociando para evitar a crise. A postura omissa do governo pode ser debitada ao caráter messiânico da política externa da administração Lula".

O senador já tinha manifestado, na semana passada, preocupação com os rumos da crise depois que o próprio Morales, em entrevista à TV Cultura, deu sinais claros de que os interesses e investimentos brasileiros naquele país corriam riscos. O presidente boliviano chegou a acusar a Petrobras de roubo e saque e, com as medidas anunciadas por ele, a Petrobras passou a ser uma mera prestadora de serviços. 

continua após a publicidade