Alvaro Dias alerta para abandono do campo

O senador Alvaro Dias (PSDB) disse ontem em plenário que a falta de incentivo à agricultura brasileira e principalmente no Paraná está provocando o desaparecimento de cidades. ?Num Estado como o Paraná, por exemplo, sem agricultura forte, as cidades desaparecem?, disse ele.

Para o senador paranaense, ?nós podemos vivenciar as alterações de força no comércio de cada cidade do interior do Estado em razão das mudanças que ocorrem na agricultura, quando há uma intempérie, quando a safra se frustra??. O senador mencionou um estudo feito pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) sobre a queda da renda e o endividamento rural, em que são relatados prejuízos de R$ 9,78 bilhões sofridos pelos produtores de soja, milho e trigo do Paraná, entre 2004 e 2006, em conseqüência de três secas consecutivas e da queda do dólar. ?Os produtores que plantaram com recursos próprios perderam seus investimentos e muitos deles foram compelidos a vender bens para fazer frente aos prejuízos. Outros contabilizaram seus prejuízos no endividamento com os bancos e fornecedores?, disse.

Ainda se referindo ao apelo feito pela Faep, Alvaro disse que apesar das notícias que anunciam safra recorde de grãos, só as perdas do milho safrinha, após três geadas ocorridas de maio a junho, podem superar o patamar de 15%. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo