Aliados do prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), assumiram a direção do PSDB de Curitiba. No comando da comissão executiva municipal, anunciada ontem pela manhã, está o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso, um dos nomes de confiança do prefeito já desde o primeiro mandato de Taniguchi.

Outros auxiliares do prefeito de Curitiba – como o seu chefe de gabinete, Luiz Malucelli Neto, e o secretário municipal de Administração, Carlos Alberto Carvalho, também integram a executiva. O ouvidor geral do governo anterior, João Elias de Oliveira, será o secretário geral do partido, confirmando a disposição dos tucanos de manter a aliança que vem sendo feita com o prefeito de Curitiba.

Candidato

Derosso assumiu ontem o cargo defendendo a indicação de Beto Richa, presidente estadual do partido e vice-prefeito de Curitiba, como o candidato à sucessão de Taniguchi no próximo ano. “Não é apenas a minha preferência, mas uma unanimidade dentro do partido. Beto é o mais forte concorrente para disputar a prefeitura, o que mais aglutina lideranças e com melhores condições de se eleger”, justificou o vereador.

A indicação de Derosso para o comando do PSDB municipal foi confirmada após meses de negociações. O deputado federal Affonso Camargo foi chamado para costurar um acordo entre Derosso e o vereador Reinhold Stephanes, mas não foi bem sucedido.

Stephanes, que pretendia aproximar o partido do PMDB para uma composição no próximo ano, acabou deixando o PSDB. Ele se filiou ao PMDB.

Derosso irá conduzir todo o processo de organização do partido para disputar a eleição no próximo ano. O PSDB aposta numa aliança com o PFL, embora os pefelistas ostentem um discurso de que terão candidato próprio à prefeitura de Curitiba.

continua após a publicidade

continua após a publicidade