Dezenas de aliados da candidata Dilma Rousseff (PT) estão reunidos no hotel Naoum Plaza, em Brasília, por volta das 19 horas, onde ela deve fazer um pronunciamento após o resultado da eleição ser divulgado pela Justiça Eleitoral. Todos os governadores eleitos da base foram convidados para o encontro. Já chegaram ao local os governadores eleitos do Rio Grande do Sul, Tarso Genro(PT); de Sergipe, Marcelo Déda (PT); e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).
O ex-ministro da Justiça Tarso Genro, que esteve com Dilma na manhã de hoje, em Porto Alegre, disse que a petista está “otimista” com a vitória da eleição. “Nunca vi a Dilma tão tranquila, tão serena, extremamente confiante”, disse. Na avaliação de Genro, Dilma conseguiu transmitir, ao longo da campanha, a mensagem de que ela representa a “continuidade” do governo do presidente Lula.
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, garantiu que a oposição terá espaço para diálogo num eventual governo de Dilma. Padilha disse que, a partir de amanhã, com a eleição encerrada, o “calor” da campanha irá “abaixar” e governo e oposição poderão ter um melhor diálogo.
O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, também comentou sobre a relação entre governo e oposição num possível governo da petista. “Nenhuma oposição começa o governo radicalizando”, disse, ao ressaltar a importância da palavra “unidade” no próximo governo. Também estão presentes no local o senador eleito Eunício Oliveira (PMDB/CE), os deputados Jovair Arantes (PTB/GO), Henrique Fontana (PT/RS), Manuela D’Ávila (PCdoB/RS), além dos ministros José Gomes Temporão, da Saúde, e Paulo Bernardo, do Planejamento.