Cada um no seu canto

Alep aprova projeto que determina separação dos produtos lights dos diets

Na sessão ordinária desta quarta-feira (8) os deputados paraenses apreciaram 16 projetos de lei, sendo que 14 foram aprovados, enquanto dois receberam emendas de Plenário, retornando para novas análises na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Entre os aprovados está o de nº 564/2011, que determina a obrigatoriedade dos mercados e supermercados disporem os produtos diets e lights em locais totalmente separados e com indicações visíveis, evitando que os consumidores possam se confundir e associem os dois produtos à perda de peso.

Segundo o autor do projeto, deputado Roberto Aciolli (PV), a proposição – que passou em primeira discussão – atende a demanda dos diabéticos: “Este projeto visa informar aos diabéticos e toda à população sobre as diferenças que existem nas composições destes produtos. Esta simples medida vai facilitar o acesso a uma alimentação correta e saudável”, defende.

Iniciativas

Foram também aprovados em primeira discussão o projeto de lei nº 568/11, do deputado Dr. Batista (PMN), instituindo a Semana de Prevenção e Combate à Violência e Maus Tratos Contra Idosos, a ser realizada anualmente na primeira semana de outubro; e o de nº 612/11, do deputado Marcelo Rangel (PPS), que insere no calendário oficial de eventos do Estado a Festa Nacional do Feijão Preto, realizada todos os anos no mês de agosto no município de Prudentopólis.

Passaram ainda o de nº 693/11, do deputado Ney Leprevost (PSD), instituindo no calendário oficial o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, a ser registrado anualmente na data de 12 de junho; o de nº 758/11, do deputado Alexandre Curi (PMDB), denominando de Atílio Palmonari o trecho da rodovia estadual PR-422, entre a PR-151 e o município de Wenceslau Braz; o de nº 818/11, do deputado Hermas Junior (PSB), concedendo título de Cidadão Honorário do Paraná ao ex-governador Jayme Canet Júnior; o de nº 861/11, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), instituindo o mês “Agosto Azul”, dedicado ao desenvolvimento de ações que visem a integralidade da saúde do homem; e ainda a proposição do deputado Artagão Júnior (PMDB), de nº 874/11, reconhecendo a cidade de Pitanga como marco geodésico histórico do Paraná.

Site

Em segunda discussão foram aprovados os seguintes projetos: nº 403/11, do deputado Elton Welter (PT); nº 417/11, do deputado Alexandre Curi (PMDB); nº 472/11, do deputado Rasca Rodrigues (PV); e nº 500/11, do deputado Ademir Bier (PMDB); bem como o projeto de resolução nº 34/11, de autoria da Comissão Executiva. O de nº 479/11 (deputado Welter) e o de nº 411/11, da deputada Rose Litro (PSDB) receberam emendas e retornam à pauta da Ordem do Dia após nova apreciação na CCJ. Já em terceira discussão, passou a proposição de nº 671/11, do deputado Pedro Lupion (DEM). Todas as proposições estão disponíveis para consulta no site da Assembleia Legislativa. Clique aqui.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna