O senador Romeu Tuma (PTB-SP) deixou o Hospital Sírio-Libanês há pouco demonstrando bastante otimismo. Tuma disse que o vice-presidente José Alencar “exige” ter alta até quarta ou quinta-feira para poder retomar suas funções em Brasília. Tuma afirmou que Alencar já caminha pelo quarto e isso seria um indicativo de que sua recuperação vai bem. Ele disse que não conversou com Alencar sobre política.
Após cerca de 40 minutos de visita, Tuma deixou o quarto quando o padre Marcelo Rossi chegou. “Preferi deixá-lo com Deus”, brincou.
Na quinta-feira, Alencar foi submetido a uma cirurgia para desobstrução intestinal e retirada de dez tumores da região abdominal. Ontem, ele foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica para um quarto.
Raul Cutait, um dos médicos da equipe que cuida do vice-presidente, afirmou pela manhã que Alencar recupera-se dentro do esperado diante de uma cirurgia grande e extensa – de seis horas -, apresentando um pós-operatório mais lento que o normal. Ele evitou dar prazo para alta do paciente. De modo geral, Alencar tem bom ânimo e muita vontade de se recuperar, segundo o médico
Os tumores que foram retirados estão sendo analisados para ajudar a atender o que está acontecendo com o paciente, afirmou Cutait, sem dar prazo para a apresentação dos resultados. A cirurgia de quinta-feira foi a 14.ª na luta de 12 anos de Alencar contra o câncer.