O candidato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, prometeu ontem, se eleito, criar o “BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) da Habitação” para facilitar o financiamento de imóveis para famílias paulistas de baixa renda. O programa é semelhante ao Minha Casa, Minha Vida, implantado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Alckmin pretende retirar da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão da Secretaria de Habitação do governo paulista, a função de construir imóveis, deixando o processo à custa da iniciativa privada. Para lastrear os financiamentos das famílias de baixa renda, o Estado criaria um Fundo Garantidor.
A ideia, segundo o candidato tucano, é multiplicar em até cinco vezes o número de moradias construídas no território paulista – já que o gasto vai para subsídio, e não para aplicação direta nas obras. De acordo com Alckmin, o Estado de São Paulo tem R$ 1 bilhão ao ano para investir no setor.
O “BNDES da Habitação” beneficiaria famílias que recebem até três salários mínimos – teto inferior ao do Minha Casa, Minha Vida, oferecido pela Caixa Econômica Federal. “Você traz o setor privado e subsidia a baixa renda”, resumiu o tucano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.