O pré-candidato à Presidência pelo PSDB, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin afirmou, ao ser questionado por jornalistas sobre a participação do presidente do PTB, Roberto Jefferson, no esquema de corrupção do mensalão, do qual foi delator, que ele “teve papel importante colocando o dedo na ferida e mostrando os problemas do PT”.

continua após a publicidade

Alckmin voltou a dizer que conhece Jefferson há 30 anos e que ele é “um homem de coragem”. Neste sábado (28), o PTB formalizou apoio ao tucano durante convenção nacional da sigla em Brasília.

continua após a publicidade

Alckmin também respondeu às críticas do PT diante da sua aliança com os partidos do Centrão, dizendo que “quem escolheu Michel Temer foi o PT”. “Não fui eu que escolhi, Temer era vice do PT”, reagiu o tucano ao ser questionado sobre a afirmação de que a coligação com siglas como PP, PR e DEM, que compõem a base aliada do governo atualmente, formaria uma gestão “Temer sem Temer”.

continua após a publicidade

Em seu discurso, na convenção, Alckmin disse que tem “o privilégio de conviver” com Jefferson. “Chegamos juntos na Assembleia Nacional Constituinte. É um homem de coragem. E a coragem é a maior das virtudes. Assim como eu nunca pedi nada, ele também não me pediu nada quando me designou relator das leis mais importantes que reformaram a Carta Magna do Brasil”, disse o tucano.

Pela manhã, Alckmin foi recebido por Jefferson e os dois foram ao restaurante do hotel para o café da manhã. Na mesma mesa, também estava a filha de Jefferson, deputada Cristiane Brasil (RJ), que recebeu autorização judicial esta semana para participar do evento. A parlamentar é um dos alvos da Operação Registro Espúrio, que apura esquema de fraudes na liberação de registros sindicais no Ministério do Trabalho. Acompanhado da mulher, Lu Alckmin, o tucano caminhou acompanhado de Jefferson e tirou fotos com diversos petebistas, entre eles a própria Cristiane.

Em seu discurso, na convenção, Jefferson disse que o partido vê Alckmin como o “líder capaz de tudo, como Moisés no deserto a nos guiar à Terra Prometida”. “Ele não é um salvador da pátria, nem aventureiro, nem showman, nem principiante. A identidade do PTB com Alckmin vai além das identidades nas reformas, nos une também o princípio da administração pública focada na cidadania”, declarou Jefferson.