Albanor se retira da disputa em Araucária

Depois que o juiz da 50.ª Zona Eleitoral, Luiz Cláudio Costa, atendendo representação do candidato Hino Dirlei (PMDB), da coligação Araucária de Mãos Limpas, determinou a suspensão de todos os atos de sua campanha, o prefeito de Araucária, Albanor Gomes (PSDB) decidiu renunciar à disputa, abrindo caminho para que a coligação União Nova Araucária indicasse o candidato a vice, Olizandro José Ferreira, para substitui-lo.

No mesmo dia, à tarde, o prefeito havia dado uma entrevista coletiva anunciando que recorreria da sentença e manteria a candidatura à despeito da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que não reconheceu seu registro. A substituição, que é prevista em lei até a véspera do pleito, foi encaminhada ontem ao juiz eleitoral do município.

Gomes justificou que pretendia evitar tumulto no quadro eleitoral de Araucária após a impugnação de sua candidatura pelo TSE. A chapa que ele encabeçava tem agora como titular Olizandro Ferreira, e como vice, Clodoaldo Nepomuceno, que disputava uma cadeira na Câmara Municipal. Albanor também anunciou ter desistido de entrar com recursos junto ao TSE e o Supremo Tribunal Federal na tentativa de permanecer na disputa: “Estamos substituindo o meu nome por uma chapa fortíssima e o eleitor poderá votar no número 45, que já está nas urnas eletrônicas, pois dessa forma estará elegendo duas pessoas sérias e comprometidas com Araucária, tanto quanto eu”, afirmou o atual prefeito, que liderava folgadamente as pesquisas de intenção de voto na cidade antes de ter a candidatura impugnada.

Substituição

A secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral, Ana Flora França e Silva, explicou ontem que a substituição do candidato à eleição majoritária até 24 horas antes da votação está previsto no art. 56 da resolução n.º 21.608 do TSE, e no art. 13 da lei n.º 9 504, que regulamentam o processo eleitoral. O pedido de registro da nova chapa é feito ao juiz eleitoral, que examina se os candidatos preenchem os requisitos exigidos e abre prazo para as ações de impugnação. Esse ritual, porém, não tem efeito suspensivo. A nova chapa, mesmo sub judice, concorre normalmente. Os votos dados ao número que a representa serão computados para o novo candidato.

Os outros candidatos a eleição em Araucária são Cleusa Rosane Ribas ferreira, do PV, Hino Dirlei, do PMDB, e Rizio Wachowski, do PFL.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo