A Assembléia Legislativa realizou ontem sessão solene em homenagem aos 60 anos do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). O evento encerrou as festividades pelo aniversário do tribunal, que foi criado em 2 de junho de 1947, pelo então governador Moysés Lupion. O presidente da Assembléia, Nelson Justus (DEM), comandou a sessão, lembrou da parceria entre o Legislativo estadual e o Tribunal de Contas.
O deputado Douglas Fabrício (PPS), autor da proposta de homenagem aprovada por unanimidade, fez um relato histórico dos avanços e conquistas do TCE ao longo dessas seis décadas.
Desde o primeiro regimento interno, aprovado dez dias após a criação da Corte de Contas, até a atual Lei Orgânica, que entrou em vigor em dezembro de 2005 e trouxe modernização e maior rapidez à atuação do TCE. Segundo o deputado, a importância da instituição pode ser medida pelo volume de recursos públicos cuja aplicação ela fiscaliza: mais de R$ 20 bilhões anuais.
O presidente do TCE, conselheiro Nestor Baptista, afirmou que a homenagem da Assembléia é fruto do aprimoramento técnico constante por que passam os servidores do tribunal.