Agentes penitenciários encontraram um pen drive e dois carregadores durante varredura de rotina na cela ocupada pelo ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (Governo Lula) e pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto na prisão que abriga réus da Lava Jato, nos arredores de Curitiba.
A vistoria ocorreu no dia 1.º de agosto. Como nem Dirceu nem Vaccari – ambos condenados por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa – assumiram a propriedade do material, o Conselho Disciplinar do Complexo Médico Penal de Pinhais aplicou aos dois quadros do PT “falta média”.
Na prática, eles vão ficar vinte dias sem visitas – exceto seus advogados. A vistoria ocorreu na quinta galeria e na sexta – são seis galerias no Complexo. A sexta galeria abriga todos os réus da Lava Jato.
Dirceu e Vaccari ocupam uma cela.
Os agentes penitenciários acharam duas sacolinhas plásticas na cela dos condenados. Nelas estavam o pen drive e os dois carregadores.
No pen drive só havia arquivos com filmes e músicas. Nenhum documento da Lava Jato.
O Conselho Disciplinar do Complexo Médico Penal advertiu Dirceu e Vaccari que se houver nova falta média eles serão punidos por “falta grave”, o que vai retardar a progressão do regime penal em que se encontram.