O PSDB e o senador Aécio Neves (MG) lançaram campanhas na TV e na internet com críticas ao aumento da inflação e à política econômica do governo federal, com o objetivo de pavimentar a candidatura do mineiro à Presidência. O projeto, que tem como alvo as classes C e D, lançou o slogan “País rico é País sem inflação”, em contraponto à marca “País rico é País sem pobreza”, do governo Dilma Rousseff.

continua após a publicidade

A página Conversa com os Brasileiros foi desenvolvida pela equipe do publicitário Renato Pereira, provável marqueteiro da eventual campanha de Aécio. O site vai exibir depoimentos de eleitores sobre os problemas do País, acompanhados de comentários do senador e de outros políticos do PSDB.

À noite, em três peças de propaganda de TV do partido que começaram a ser exibidas ontem, o mineiro se apresentou à população, disse que pretende estar próximo dos eleitores e voltou a criticar a alta de preços.

As duas campanhas adotam uma linguagem simples e direta para abordar a escalada da inflação – principal bandeira da oposição contra Dilma. O site vai registrar as “caravanas” que o tucano pretende fazer pelo Brasil para tornar sua imagem conhecida e identificar os temas que devem nortear sua candidatura.

continua após a publicidade

Em um vídeo gravado no início de maio, em Belo Horizonte, Aécio conversa com um grupo de eleitores que reclamam do aumento dos preços de alimentos e medicamentos. Ele se diz “muito preocupado” com a inflação.

“Essa é uma coisa com que não dá para brincar. Estamos fazendo esse alerta porque o governo tem instrumentos que não está usando com força. Todas as outras conquistas estão em jogo”, disse Aécio.

continua após a publicidade

Uma mulher reclama especificamente da alta do preço do tomate, que foi usado por partidos de oposição como símbolo do aumento da inflação. “A sensação é de abuso. Você perdeu o direito até à salada de tomate”, reclama.

Coloquial

A campanha é uma prévia do tom do discurso de Aécio e representa uma tentativa de aproximar o senador da chamada nova classe média, que cresceu durante os últimos dois governos do PT. O PSDB, que tradicionalmente tem melhor desempenho eleitoral entre as camadas de renda mais alta, pretende se aproveitar da queda da confiança do consumidor provocada pela inflação. Ao conversar com eleitores, o senador aborda de maneira coloquial “assuntos que afetam o dia a dia de todos nós”, usa exemplos concretos, pede para ser chamado apenas pelo primeiro nome e afirma que pretende melhorar “a vida das pessoas”.

No encontro com os eleitores, Aécio apresenta o Plano Real – criado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), principal fiador de sua candidatura, no governo Itamar Franco – como modelo de controle de preços. O mineiro afirma que o pacote econômico abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda como o Bolsa Família, usado como trunfo pelo PT nas eleições. “O Plano Real foi o mais exitoso plano de controle da inflação. Tudo o que veio depois veio com a estabilidade. A gente não teria os programas de transferência de renda se não houvesse estabilidade”, diz.

Ao apresentar suas avaliações sobre o País, Aécio, em tom de candidato, foca seu discurso na ética e na gestão eficiente.

O senador tucano critica a alta carga tributária brasileira ao afirmar que o governo federal “gasta muito e gasta mal”, e diz que, quando foi governador de Minas (2003-2010), fez “o ajuste (fiscal) mais duro que qualquer Estado brasileiro já fez”. “Vamos gastar menos com o governo e mais com a pessoa.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.