Foto: Fábio Alexandre/O Estado |
Rubens Bueno: candidato cresceu três pontos percentuais. |
O Instituto Ibope divulgou ontem, há uma semana das eleições, pesquisa eleitoral sobre a disputa ao governo do Estado, que indicou crescimento de todos os quatro primeiros colocados. O governador licenciado e candidato a reeleição pela coligação Paraná Forte, Roberto Requião (PMDB), subiu um ponto em relação ao último levantamento e continua na liderança da disputa, agora com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o candidato da coligação Paraná da Verdade, senador Osmar Dias (PDT), que cresceu três pontos e está com 28%.
O candidato da coligação Voto Limpo, Rubens Bueno (PPS), também subiu três pontos e aparece com 8%, seguido do candidato da coligação Paraná Unido, senador Flávio Arns (PT), que recebeu 6% das intenções de votos, dois a mais do que no último levantamento. A candidata Ana Lúcia Pires (PRTB) obteve 1% das intenções de voto e os candidatos Melo Viana (PV), Luiz Felipe Bergmann (Psol), Antônio Roberto Forte (PSL), Luiz Adão (PSDC), Jorge Martins (PRP) e Ivo de Oliveira (PCO) não atingiram um ponto percentual. O índice dos votos brancos e nulos ficou em 4%, enquanto que o de indecisos, em 6%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.
A consulta foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação, sendo realizada entre os dias 18 e 22 de setembro. Foram entrevistados 1.008 eleitores, numa área que abrange todo o Paraná. O registro da pesquisa aconteceu no dia 15 deste mês, com o número de protocolo 22.488/2006.
2.º turno
O Ibope fez também pesquisa para um cenário de eventual segundo turno entre Requião e Osmar. Nessa simulação, o governador licenciado recebeu 50% das intenções de votos, enquanto que o senador obteve 35%. O percentual de brancos e nulos foi de 7% e o índice de eleitores indecisos foi também de 7%.
Senado
Na pesquisa do Ibope para o Senado, o senador e candidato à reeleição Alvaro Dias (PSDB) lidera com 51%, mesmo índice que teve na consulta anterior. Em segundo lugar na pesquisa está a candidata da coligação Paraná Unido, a ex-diretora financeira de Itaipu Gleisi Hoffmann, com 28%, ou seja, 12 pontos percentuais a mais que no levantamento passado. Na pesquisa Ibope realizada no dia seis deste mês, Gleisi estava com 16% das intenções de voto.
Os candidatos Luiz Felipe Haj Mussi (PPS), Sandra Borges (PSL) e e Antonio Procopiak (PSDC) obtiveram 1%. Desde a primeira pesquisa do Ibope, Haj Mussi manteve esse percentual. Os candidatos José Roberto Sandoval (PSC), Custódio da Silva (PRTB), Paulo Salumuni (PV) e professor Ivan Bernardo (PSTU) não atingiram 1%. A pesquisa indicou também que brancos e nulos totalizam 6% e indecisos são 10% do entrevistados.