Adolpho de Oliveira Franco morre aos 92

Foi sepultado ontem em Curitiba o ex-governador do Paraná Adolpho de Oliveira Franco. Ele morreu no último domingo, aos 92 anos, vítima de uma parada cardíaca.

O advogado Oliveira Franco governou o Estado entre 1.º de maio de 1955 a 31 de janeiro de 1956, completando o mandato iniciado pelo ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

O ex-governador também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, cumpriu o mandato de senador e comandou várias instituições públicas. O governo do Paraná decretou luto de três dias pelo falecimento.

Oliveira Franco atuava na área de direito comercial, mas desde que assumiu o Estado pela primeira vez dedicou-se mais à vida pública. Ele presidiu a OAB-PR entre 1953 e 1954. ?O Adolpho é a verdadeira história viva do Paraná. Ficará permanentemente lembrado como advogado, político e administrador?, afirmou o advogado e ex-presidente da OAB-PR, José Cid Campelo. ?A OAB lamenta a morte porque ele dedicou muitos anos à causa pública e prestou serviços relevantes ao Estado e à advocacia?, completou o atual presidente da OAB-PR, Alberto de Paula Machado.

Entre os destaques da sua administração a frente do Estado foi a implantação do primeiro órgão estadual de planejamento que mais tarde deu origem à Companhia de Desenvolvimento do Paraná (Codepar) e depois ao Banco do Desenvolvimento do Paraná S/A (Badep). Em 1962 foi eleito senador. Oliveira Franco também foi diretor jurídico da Caixa Econômica Federal e diretor da Carteira de Crédito Rural e Industrial do Banco do Brasil. Foi ainda dirigente do extinto Banco Comercial do Paraná e diretor da Associação Paranaense de Cafeicultores.

Oliveira Franco nasceu em Ponta Grossa, em 1915. Diplomou-se em Direito no Rio de Janeiro pela antiga Faculdade Nacional de Direito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo