A Assembléia Legislativa aprovou requerimento ontem convocando o procurador do Estado Luiz Henrique Bonaturra para esclarecer as acusações de irregularidades na administração estadual, feitas durante reunião da tendência Unidade na Luta do PT, no sábado passado, em Curitiba. O pedido foi do deputado Durval Amaral (PFL), que quer saber se o procurador, atualmente filiado ao PT, confirma publicamente o que falou internamente.
Não houve voto contrário da bancada governista. O depoimento está previsto para a próxima terça-feira, dia 22. A oposição garante ter registro em fitas cassete de declarações de Bonaturra, em que ele denuncia irregularidades em concorrências públicas, má gestão no Porto de Paranaguá, e falta de licitação para a concessão dos serviços de transporte metropolitano, cujos contratos teriam sido prorrogados até 2008. Ele teria colocado em dúvida ainda a seriedade da guerra jurídica travada pelo governo do Estado contra as concessionárias de pedágio. Bonaturra foi deputado estadual pelo PMDB e diretor do Departamento de Construção de Obras (Decon), na primeira gestão do governador Roberto Requião.
O líder provisório do governo, Dobrandino da Silva, disse que a bancada governista não se opôs ao requerimento por achar que o procurador tem o dever de esclarecer o que disse. ?Se ele fez a denúncia, vai ter que provar?, afirmou.