O ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Eleazar de Carvalho Filho afirmou nesta quinta-feira,m 10, durante audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações da instituição, que o banco de fomento é uma “instituição rentável”. O ex-dirigente ressaltou as diferenças estruturais do banco entre a sua gestão e as que o sucederam, mas, fez questão de defender apenas a sua gestão.
“Quero defender a minha gestão e não gestões futuras. Há uma mudança de tamanho do banco. O Banco tem outro tamanho. Hoje a instituição tem fontes que não estavam disponíveis à época”, disse.
JBS
Durante a sessão, o deputado João Gualberto (PSDB-BA) gerou um debate entre as discussões ao relembrar a decisão da comissão de não convocar os maiores acionistas da JBS. Gualberto ressaltou que a CPI convocou Eleazar de Carvalho, que permaneceu à frente do banco por poucos dias em 2003, período inicial para as investigações da comissão, e não achou necessária a convocação dos irmãos Batista, que comandam a empresa que mais doou recursos para a última campanha eleitoral.