513 deputados tomam posse na Câmara; 198 são novatos na Casa

Os 513 deputados que o País escolheu nas eleições de outubro acabam de tomar posse na Câmara, para o próximo mandato de quatro anos. A cerimônia foi presidida pelo deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), que é o mais idoso entre os deputados com maior número de mandatos.

Familiares lotam o plenário da Câmara e o salão verde. Dos 513 deputados, 289 foram reeleitos para mais um mandato, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novatos na Casa.

Pelo cronograma, os deputados têm até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares. Uma hora depois, será feita a primeira reunião de líderes, para definir quais partidos ou blocos vão ocupar cargos na mesa diretora da Câmara.

A mesa é formada pela presidência da Câmara, duas vice-presidências, quatro secretarias e suplências. O mandato para cada um desses cargos é de dois anos.

A eleição para presidente será às 18h00. A disputa está polarizada entre os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ontem, ambos trocaram acusações sobre supostas negociações para fazer um “rodízio” na disputa pelo comando da Casa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna